quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Starfield recebe FSR3 Frame Gen Nativo! Veja os testes!

Starfield recebe atualização beta com FSR3 e Frame generator! 


A Bethesda e a Microsoft finalmente resolveram se mexer e lançaram a atualização, ainda em beta, de Starfield. Nessa atualização, além de correções de bugs e melhorias gráficas, trouxe algo que os jogadores tem pedido muito: O incrível FSR3 Framge generator. Com o Frame generator, através de geração de quadros falsos, que são reproduzidos via algoritmo, nós temos um aumento significativo de desempenho, além de um alivio para o processador e RAM. Vamos explorar ao máximo essas melhorias e testar o que realmente funciona nessa atualização, então venham comigo!


Pessoal, dentro do jogo nós iremos usar o preset do ultra com a resolução de 1440p


A primeira coisa que iremos notar é que também temos agora outro upscaler além do FSR e DLSS, que é o XeSS. O XeSS, que é feito pela intel, é um upscaler intermediário, que também é via algoritmo, mas que em qualidade fica entre o DLSS e FSR, ou seja, ele é melhor em imagem que o FSR3, mas inferior ao DLSS. O maior problema do XeSS é o desempenho. XeSS é notavelmente inferior em ganhos de FPS do que o FSR e DLSS na grande maioria dos jogos, porém no Starfield é um pouco mais grave a situação, praticamente não havendo ganhos tanto em qualidade quanto em desempenho, diferente do DLSS e FSR que tem um ganho substancial de FPS quando ligados!


Já o FSR3, que ainda está em Beta, tem um único problema: Não existe controle de nível, ou seja, não podemos alternar entre qualidade, balanceado e desempenho, como nos outros upscalers. Também não temos mais a opção do FSR2, que deve voltar na versão final, visto que na descrição dos upscalers ele ainda é citado. Vamos também lembrar que o FSR3 não é uma coisa única, ele é dividido entre upscaler e Frame generator. O upscale pode ser usado a parte, sem o Frame generator, mas o Frame Generator ainda não tem a opção de usar a resolução nativa, ou seja, você sempre vai usar o upscaler com ele. Como ainda está em beta, essa função deve ser implementada no futuro, visto que outros jogos com FSR3 permite o uso do Frame generator com a resolução nativa.


Agora falando em desempenho, nós iremos testar alguns cenários para vermos qual o desempenho real do FSR3, tanto o upscaler quanto o Frame generator.


Em questão de qualidade de imagem, não há o que se discutir, o FSR3 é visivelmente inferior as duas opções de escala, tanto o XeSS quanto DLSS. Eu testei em duas situações: tanto parado quanto em movimento. Parado, o FSR3 upscaler perde por grande margem para o DLSS em qualidade e XeSS ultra qualidade, porém com o DLSS em desempenho e XeSS em desempenho, temos um resultado mais próximo, com ambos gerando artefatos e flickering em movimento.


O FSR3 tem uma peculiaridade: Apesar de parado ter problemas com instabilidade na imagem, em movimento, diferente dos outros upscalers, a qualidade da imagem não degrada tanto, tornando o FSR3 mais estável no geral, pois os outros upscalers já mostram uma perda de qualidade em movimento, mesmo na qualidade máxima.


Falando em desempenho, tanto FSR3 quanto o DLSS tem ganhos de desempenhos parecidos, sendo o DLSS em desempenho tendo um ganho maior, já que o FSR3 é limitado a uma qualidade apenas nesse momento. Já o XeSS é a decepção, pois há pouquissimo ou até nenhum ganho de FPS, mesmo no modo desempenho, se aproximando do modo sem escala.


Já usando o FSR3 Frame generator, nós temos um salto de quase 100% nos frames, chegando próximo dos 60 FPS sem a gravação, já com a gravação, chegamos a ter uma perda de 10 FPS no total, o que é algo bem significativo.


O FSR3 frame generator é recomendado para uso com frames acima de 50 FPS, para que a fluidez e latencia sejam melhores, na casa dos 100 FPS. Mas mesmo rodando a 25 FPS, e tendo aumento para casa dos 50/60 FPS, o jogo rodou de forma bem agradável, tendo realmente um impacto na latencia quando o jogo foi para a casa dos 30 FPS. Também quanto maior os frames, melhor a qualidade de geração de frames, pois há mais informação para gerar os quadros, o que torna menos perceptivel os ghosts e artefatos da geração de quadros. 


Rodando em torno de 40/60 FPS, é mais perceptivel a perda de qualidade de imagem, com os elementos do fundo tendo mais granulação, e o movimento de câmera sendo mais borrado e granulado. quando você aumenta a quantidade de frames um pouco, essa deficiencia gráfica diminui, tornando a gameplay mais agradável aos olhos, e praticamente eliminando a latencia.


Apesar dos problemas, o FSR3 de starfiel é a melhor implementação em jogos oficiais até o momento, com um único problema gráfico visível: as sombras do personagem. Nela é visivel ver as oscilações do FSR3 frame generator, que não sabe lidar exatamente com a imagem, gerando um ghost e flickering na sombra. Acredito que seja plenamente corrigível, visto que os NPC não sofrem desse problema.


Além disso, o FSR3 Frame generator é bem estável, gerando um gameplay flúido e sem oscilações no Frametime, mesmo em casos de baixo FPS, o que é excelente para o gameplay.


A conclusão que eu chego é  uma excelente adição ao jogo, permitindo uma longevidade maior nas placas de video e tornando a gameplay mais agradável.


Se vocês gostaram do conteúdo, deixa o like, se inscreva no canal, marque o sininho pra receber mais conteúdo. Também considere contribuir no apoia-se, é apenas um real e ajuda pra caramba. Também temos os membros do youtube, que por 1,99, além de ajudar o canal, você tem um monte de beneficios legais. Vou deixar nos cards finais mais videos sobre FSR3, então deem uma olhada e conheçam mais do conteúdo do canal


Até a próxima e valeu.


A Bethesda e a Microsoft finalmente resolveram se mexer e lançaram a atualização, ainda em beta, de Starfield. Nessa atualização, além de correções de bugs e melhorias gráficas, trouxe algo que os jogadores tem pedido muito: O incrível FSR3 Framge generator. Com o Frame generator, através de geração de quadros falsos, que são reproduzidos via algoritmo, nós temos um aumento significativo de desempenho, além de um alivio para o processador e RAM. Vamos explorar ao máximo essas melhorias e testar o que realmente funciona nessa atualização.

dentro do jogo foi usado o preset do ultra com a resolução de 1440p

A primeira coisa que iremos notar é que também temos agora outro upscaler além do FSR e DLSS, que é o XeSS. O XeSS, que é feito pela intel, é um upscaler intermediário, que também é via algoritmo, mas que em qualidade fica entre o DLSS e FSR, ou seja, ele é melhor em imagem que o FSR3, mas inferior ao DLSS. O maior problema do XeSS é o desempenho. 

Já o FSR3, que ainda está em Beta, tem um único problema: Não existe controle de nível, ou seja, não podemos alternar entre qualidade, balanceado e desempenho, como nos outros upscalers. Também não temos mais a opção do FSR2, que deve voltar na versão final, visto que na descrição dos upscalers ele ainda é citado. Vamos também lembrar que o FSR3 não é uma coisa única, ele é dividido entre upscaler e Frame generator. O upscale pode ser usado a parte, sem o Frame generator, mas o Frame Generator ainda não tem a opção de usar a resolução nativa, ou seja, você sempre vai usar o upscaler com ele. Como ainda está em beta, essa função deve ser implementada no futuro, visto que outros jogos com FSR3 permite o uso do Frame generator com a resolução nativa.

Agora falando em desempenho, testei alguns cenários para vermos qual o desempenho real do FSR3, tanto o upscaler quanto o Frame generator.

Em questão de qualidade de imagem, não há o que se discutir, o FSR3 é visivelmente inferior as duas opções de escala, tanto o XeSS quanto DLSS. Eu testei em duas situações: tanto parado quanto em movimento. Parado, o FSR3 upscaler perde por grande margem para o DLSS em qualidade e XeSS ultra qualidade, porém com o DLSS em desempenho e XeSS em desempenho, temos um resultado mais próximo, com ambos gerando artefatos e flickering em movimento.

O FSR3 tem uma peculiaridade: Apesar de parado ter problemas com instabilidade na imagem, em movimento, diferente dos outros upscalers, a qualidade da imagem não degrada tanto, tornando o FSR3 mais estável no geral, pois os outros upscalers já mostram uma perda de qualidade em movimento, mesmo na qualidade máxima.

Falando em desempenho, tanto FSR3 quanto o DLSS e XeSS tem ganhos de desempenhos parecidos, sendo o DLSS e XeSS em desempenho tendo um ganho maior, já que o FSR3 é limitado a uma qualidade apenas nesse momento. 

Já usando o FSR3 Frame generator, nós temos um salto de quase 100% nos frames, chegando próximo dos 60 FPS sem a gravação, já com a gravação, chegamos a ter uma perda de 10 FPS no total, o que é algo bem significativo.

O FSR3 frame generator é recomendado para uso com frames acima de 50 FPS, para que a fluidez e latência sejam melhores, na casa dos 100 FPS. Mas mesmo rodando a 25 FPS, e tendo aumento para casa dos 50/60 FPS, o jogo rodou de forma bem agradável, tendo realmente um impacto na latência quando o jogo foi para a casa dos 30 FPS. Também quanto maior os frames, melhor a qualidade de geração de frames, pois há mais informação para gerar os quadros, o que torna menos perceptível os ghosts e artefatos da geração de quadros. 

Rodando em torno de 40/60 FPS, é mais perceptível a perda de qualidade de imagem, com os elementos do fundo tendo mais granulação, e o movimento de câmera sendo mais borrado e granulado. quando você aumenta a quantidade de frames um pouco, essa deficiência gráfica diminui, tornando a gameplay mais agradável aos olhos, e praticamente eliminando a latência.

Apesar dos problemas, o FSR3 de Starfield é a melhor implementação em jogos oficiais até o momento, com um único problema gráfico visível: as sombras do personagem. Nela é visível ver as oscilações do FSR3 frame generator, que não sabe lidar exatamente com a imagem, gerando um ghost e flickering na sombra. Acredito que seja plenamente corrigível, visto que os NPC não sofrem desse problema.

Além disso, o FSR3 Frame generator é bem estável, gerando um gameplay fluido e sem oscilações no Frametime, mesmo em casos de baixo FPS, o que é excelente para o gameplay.

A conclusão que eu chego é  uma excelente adição ao jogo, permitindo uma longevidade maior nas placas de vídeo e tornando a gameplay mais agradável.

Se vocês gostaram do conteúdo, deixa o like, se inscreva no canal, marque o sininho pra receber mais conteúdo. Também considere contribuir no apoia-se, é apenas um real e ajuda pra caramba. Também temos os membros do youtube, que por 1,99, além de ajudar o canal, você tem um monte de beneficios legais. Vou deixar nos cards finais mais videos sobre FSR3, então deem uma olhada e conheçam mais do conteúdo do canal


Até a próxima e valeu.

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